Propostas para culto de Sábado
Graça e paz.
Diante das necessidades constantes de adaptação por termos em mente a diferença entre os modelos educacionais em geral e as opções para melhorar nosso culto, seguem sugestões:
1 - Manter o culto quase como está:
Término da Escola Sabatina: a partir das 10:10;
Tempo para alimentação das crianças na cozinha: 10:10 às 10:25;
Diáconos e diaconisas auxiliam na organização, mas alimentação é dada pelos pais/mães às crianças, apenas neste horário, na cozinha/sala da ASA da igreja.
Crianças assistem culto por 20 minutos (exemplo), fazem atividade (1) por 15 minutos (exemplo), assistem por mais 20 minutos, fazem outra atividade (2), e terminam o culto assistindo.
A atividade pode ser feita na igreja ou nas salinhas (fica mais difícil se acostumar com as entradas e saídas, mas parece mais fácil para auxiliar as crianças nas salinhas durante as atividades). Apenas neste modelo as crianças sairiam para fazer as atividades, pois o tempo na igreja contaria a partir de 10:10.
2 - Alterar o tempo de permanência das crianças na igreja (entram durante a música da história para as crianças):
Término da Escola Sabatina: a partir das 10:10;
Tempo para alimentação das crianças na cozinha: 10:10 às 10:25;
Diáconos e diaconisas auxiliam na organização, mas alimentação é dada pelos pais/mães às crianças, apenas neste horário, na cozinha/sala da ASA da igreja.
Crianças preparadas para entrada na igreja nas próprias salinhas (música, anúncios às crianças... preparados pelo Departamento Infantil): até 10 minutos antes da história das crianças;
Entrada das crianças com a música "Deixai vir a mim os pequeninos" (música atual);
Ouvem a história e ficam durante 20 minutos ouvindo o culto, por exemplo;
Os dois últimos bancos seriam para as crianças, após estes 20 minutos, fazerem uma atividade (em silêncio), durante 15 minutos, por exemplo;
Após a atividade (única), organizadamente, deixam organizado o que utilizaram e ouvem o término da pregação;
Isso possibilitaria os ajustes para a reverência no horário do culto, e ao mesmo tempo acostumaria as crianças a, gradativamente, conseguirem se concentrar. O tempo na igreja estaria reduzido, e dentro do tempo reduzido elas teriam um "intervalo" de 15 minutos, por exemplo, para uma atividade espiritual específica, em silêncio (pintar uma imagem que retrate um evento bíblico ou outra coisa que possibilitasse, em silêncio, sem conversa entre elas, manter as crianças em reverência e desenvolver nelas a capacidade de atenção e concentração em um processo de adaptação).
3 - Inverter a ordem em Culto e, depois, Escola Sabatina:
Culto: 09:00 às 10:25 / 10:50;
Tempo para alimentação das crianças na cozinha: 09:30 às 09:45;
Diáconos e diaconisas auxiliam na organização, mas alimentação é dada pelos pais/mães às crianças, apenas neste horário, na cozinha/sala da ASA da igreja.
Escola Sabatina: 10:25/10:50 às 11:35/12:00;
Seria a mesma lógica do item 2: elas ficam nas salinhas até 10 minutos antes da história das crianças, e entram durante a música de anúncio da entrada;
Ficam 20 minutos ouvindo o culto e, depois, 15 minutos em uma atividade (única) espiritual voltada a elas;
Terminam o culto prestando atenção à pregação.
Vão para a Escola Sabatina.
Neste modelo, o que precisamos ver é o funcionamento na prática no que diz respeito aos pregadores (chegarem no horário para iniciar a pregação, por exemplo). Mas me parece uma opção em que tenhamos mais facilidade, pois a criança teria feito menos atividades até a hora da pregação.
4 - Outra(s)
As três primeiras propostas lado a lado:
Casos 1 e 2: 10:10/10:25 - Pais/mães dão lanche na cozinha
Caso 3: 09:30/09:45 - Pais/mães dão lanche na cozinha
Caso 1: duas atividades, por ficarem mais tempo na igreja durante o culto.
Casos 2 e 3: uma atividade, por ficarem menos tempo durante o culto.
10:10 - Término
da Escola Sabatina |
10:10 -
Término da Escola Sabatina; 10:10/10:25 - pais/mães dão lanche na cozinha |
09:00
início do culto |
10:10 -
Entrada das crianças |
10:40/10:50
- Entrada das Crianças; história |
09:30/09:40
- entrada das crianças e história (09:30/09:45) - Pais/mães dão lanche na cozinha |
10:10/10:25
- Pais/mães dão lanches na cozinha |
10:50/11:10
- assistir culto |
09:40/10:00
- assistir culto |
10:10 / 10:30 - assistir culto; 10:30/45 - atividade (1) 10:45/11:05 - assistir culto; 11:05/20 - atividade (2) 11:20/término - assistir culto. |
11:10/11:25 - atividade 11:25/término: assistir culto
|
10:00/10:15 - atividade 10:15 /
término do culto - assistir culto |
atividades:
na igreja |
atividade:
na igreja |
atividade:
na igreja |
Comentários
Postar um comentário